doutoramento ciências da comunicação

media e mediações socioculturais

Ano letivo 2016/17

Docente: Tiago Lapa e José Soares Neves

Créditos (ECTS): 6
Horas de aula: 16
Número de sessões: 8
Área científica: ciências da comunicação
Língua de ensino: português

Semestre letivo: 2.º
Horário: quarta-feira, das 18h00 às 20h00
Sala: a anunciar

Objetivos

1. Abordar a comunicação via media como processo de construção de sentido e ação social.Considerar as características dos media e do sistema de media no respetivo contexto, nomeadamente, como  articulam entendimentos e interesses sociais, culturais, económicos e políticos. Situar o desempenho dos media e o agir via media como vetor de mediação social e potenciador de oportunidades que: resulta e tende a reproduzir as relações de força na sociedade; viabiliza influência que depende de envolvimento e adesão; propicia conhecimento, partilha e relação, cultura e entretenimento, rentabilidade, poder, controlo e dominação, suscetíveis de contestação e contraposição.

2. Promover conhecimento teórico e capacidade de análise do desempenho dos media como recursos de comunicação e mediação, em diferentes vertentes da vida social.

3. Desenvolver capacidade de pesquisa, seleção, apreensão de abordagens e problemáticas, formulação e apresentação de reflexão e problematização própria.

Programa

Os conteúdos programáticos desta unidade curricular visam o aprofundamento teórico e analítico de temáticas relacionadas com a elucidação do lugar e papel social dos media no tempo contemporâneo.

Tema geral:

  • Comunicação, media e mediações na época das redes digitais.

Temas específicos:

  • Comunicação, media e mediação.
  • Media, mediação e poder simbólico.
  • Informação, conhecimento, jornalismo e media.
  • Media, cultura e entretenimento.
  • Media, sociabilidade e comunidade.
  • Media, públicos e audiências.
  • Media, consumo e identidade.
  • Media, opinião pública, política e democracia.
  • Media, inovação e mudança social.

Bibliografia básica

BRIGS & BURKE, 2002, A Social History of the Media, Polity

BRETON & PROULX, 2002, L'Explosion de la Communication a l'Aube du XXIe Siècle, La Découverte

CARON & CARONIA, 2007, Mobile communication in everyday life, Montréal, McGill U Press

COWHEY & ARONSON, 2009, The Political Economy of Innovation, MIT Press

R. SILVERSTONE,2005, "The Sociology of Mediation and Communication" in CALHOUN et al, The Handbook of Sociology, Sage

CROTEAU & HOYNES, 2005, Corporate Media and the Public Interest, Pine Forge

G. MARCUS, 2002, Emotion in democratic politics, Pennsylvania U Press

H.ORNEBRING, et al, 2004, "Tabloid Journalism and the Public Sphere", Journalism Studies,5:3, Sage

J. CURRAN et al 2009, "Media System, Public Knowledge and Democracy", E J of Communication 24, Sage

J. JONES, 2004, Entertaining Politics, Rowman & Littlefield

K. MONTGOMERY, 2009, Generation Digital, MIT Press

LASH & LURRY,2007, Global Cultures industry, Polity

LEISS et al, 1990, Social Communication in Advertising, Routledge

Avaliação

A avaliação atenderá à prestação nas apresentações, debates e seminários e à classificação do trabalho final: um paper sobre uma problemática da escolha do discente, concertada com o docente, dentro do âmbito temático de UC, com dimensão entre 3000 e 3500 palavras (cerca de 10 páginas A4).