doutoramento ciências da comunicação

métodos avançados em ciências da comunicação

Ano letivo 2016/17

Docente: Helena Carvalho e Joana Azevedo

Créditos (ECTS): 6
Horas de aula: 16
Número de sessões: 8
Área científica: ciências da comunicação
Língua de ensino: português

Semestre letivo: 1.º
Horário: quinta-feira, das 20h30 às 22h30
Sala: 130, Ala Autónoma

Sumário e Principais Objetivos

A presente unidade curricular pretende aprofundar os conhecimentos metodológicos da investigação em comunicação, visando desenvolver a capacidade de investigação dos alunos e proporcionar a compreensão dos principais problemas que se colocam nas suas diferentes fases, propondo, para o efeito, instrumentos rigorosos de análise e fomentando a capacidade crítica de aferição dos fenómenos comunicacionais enquadrados numa sociedade em permanente transformação. Nesta óptica, abordar-se-á de uma forma interdisciplinar e integrada os fenómenos a pesquisar, partindo do princípio que a investigação é um processo em construção que deve socorrer-se de diferentes métodos e instrumentos para a apreensão e interpretação de problemas.
- Identificar e avaliar criticamente uma variedade de métodos de investigação utilizados pelos investigadores na área da comunicação.
- Proporcionar o desenvolvimento de competências práticas que permitam aos estudantes a recolha, análise e exposição de dados de investigação.

Programa

1.Teorias e abordagens gerais às questões da investigação.
1.1. Filosofia da ciência, epistemologia, ontologia, paradigmas, domínio e foco de investigação.
1.2. Ética na investigação.
2. O primado da teoria. A construção dos modelos de análise.
2.1.Modelos de investigação qualitativos, quantitativos e mistos.
3. Metodologias "Lógico-dedutivas"
3.1. Pressupostos, objectivos e principais fundamentos.
3.2. O papel dos conceitos, hipóteses e modelos teóricos.
3.3. Meta-análise.
3.4. A construção dos conceitos: dimensões e indicadores.
3.5. A lógica quantitativa e o método de medida. 
3. 6. Os inquéritos por questionário.
4. Metodologias "Compreensivas"
4.1. Fundamentos, características, objectivos e conceitos fundamentais.
4.2. Modelos e modelização da investigação qualitativa.
4.3. Método histórico.
4.4. Método etnográfico.
4.5. Método biográfico.
4.5. Principais técnicas qualitativas de recolha de informação. As entrevistas, as abordagens biográficas, a observação, os estudos de caso.
4.8. Grounded theory.
5. Análise dos dados qualitativos. Análise de discurso, texto e imagem.
5.1. Análise de Conteúdo, teoria e método.
6. Análise estatística com SPSS (breve introdução ao SPSS, níveis de medida e procedimentos analíticos univariados, bivariados e multivariados).

Bibliografia básica

Alasuutari, P., Bickman, L. & Brannen, J. (Ed.) (2009). The Sage Handbook of Social Research Methods. Los Angeles: Sage.

Frey, L. R. & Cissna, K. N. (ed.) (2009). Routledge Handbook of Applied Communication Research. London: Routledge.

Gigglione, R e B. Matalon (1992), O Inquérito-Teoria e prática, Oeiras: Celta;

Guerra, I. C. (2006), Pesquisa Qualitativa e Análise de Conteúdo, Estoril: Principia;

Marôco, J. (2010), Análise Estatística com PASW Statistics (ex-SPSS). Pêro Pinheiro: ReportNumber.

Stake, R. E. (2010). Qualitative Research: Studying How Things Work. New York: The Guilford Press.

Thompson, M. (2010). The Routledge doctoral student's companion. NY: Routledge.

Yin, R. K. (2011). Qualitative Research from Start to Finish. New York: The Guilford Press.

Avaliação

A indicar