As pesquisas realizadas pelos estudantes no âmbito do Doutoramento em Ciências da Comunicação beneficiam da participação nos programas de investigação e laboratórios do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL) e das suas redes internacionais de investigação.
O CIES-IUL desenvolve a sua atividade na área das ciências da comunicação, em particular nos estudos da Internet, na sociologia da comunicação, informação e redes, na comunicação estratégica e nos estudos de jornalismo.
O CIES-IUL actua também em áreas transversais aos estudos de comunicação como sejam: os estudos da cultura e da comunicação; os estudos da comunicação em educação e ciência; a comunicação política; as políticas públicas para a comunicação social e telecomunicações; comunicação e desenvolvimento; e a intersecção entre comunicação e desigualdades, migrações, família, saúde e trabalho.
Em parceria com outras instituições, o CIES-IUL assegura o funcionamento e coordenação do Observatório da Comunicação e do Observatório Europeu do Jornalismo.
O Centro gere em parceria com o OberCom a revista Observatório OBS revista líder em ciências da comunicação em Portugal e indexada internacionalmente e publica uma coleção de working-papers, dispondo ainda da editora Mundos Sociais.
A investigação no CIES-IUL está organizada em cinco linhas de investigação:
• sociedade do conhecimento, competências e comunicação;
• política e cidadania;
• desigualdades, migrações e territórios;
• família, gerações e saúde;
• trabalho, inovação e estruturas sociais da economia.
O CIES-IUL foi avaliado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia com a classificação de "Muito Bom".
Para uma listagem dos projetos e teses de doutoramento na área das ciências da comunicação, usar os links incluídos nesta página.